segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Lições do Facebook (Pimp the system)

Eu acredito que Mark Zuckerberg e os seus colegas de Harvard, quando inventaram o Facebook, quiseram estimular uma necessidade que todo ser-humano possui, a de PARTILHAR. Sim, todos precisamos partilhar. Partilhar as nossas vidas. Todos acreditamos que elas são emocionantes o suficiente para fazermos um jornal a falar delas. E claro, um jornal que será lido. A cima de tudo é isso. Sabermos que esse jornal será lido e comentado.
O que nos fascina é a audiência. E queremos que essa audiência concorde que o nosso fim-de-semana foi fabuloso. Que os nossos amigos são especiais. Que os nossos filhos são lindos e fofos. Que nós somos lindos e fofos. Sensuais. Sexuais. Espera aí... SEXUAIS? Sim, parece que sim. Respira-se sensualidade e sexualidade no Facebook. Basta dar liberdade ao homem, para ele se revelar. Sim, revelar-se. Rever-se nas poses duma fotografia. Olhar para si próprio ali, imortalizado num frame, numa fracção de segundo e dizer: este sou eu, lindo/a, sexy, irresistível, disponível, desejável,e.t.c. É incrível o quanto somos animais sedentos de luxúria, sexo, mas também amor, fraternidade, amizade e reconhecimento.
Não se pode lutar contra o sistema. Ele é grande demais. Ele somos nós, com as nossas ambições, segredos, hipocresias, inércias, resistências e necessidade de conforto, de deixar como está, de deixar para depois. Ele somos nós naquela preguiça louca de ir à cozinha e fechar bem a torneira que está a gotejar, naquele exacto momento em que nos deitamos, depois de um dia cheio de trabalho. O sistema somos nós que justificamos os nossos erros com os erros dos outros, quando deixamos de fazer a nossa parte porque o outro também não faz a dele. Ele somos nós a festejarmos a baleia que apareceu morta na praia. Porque não há lei que preveja tamanho imprevisto, ´mbora sacearmos a nossa fome! Sim, o sistema somos nós. O sistema é o reflexo do nosso egoísmo, do nosso instinto de sobrevivência. Porque mesmo quando vivemos na opolência, sobrevivemos aos olhares invejosos, aos jornalistas metidos e inquisidores, que não nos deixam viver as nossas vidas. Que questionam os que melhor se aproveitaram da podridão do sistema. Os que perceberam que até uma coisa podre tem mercado, basta perfumá-la. Sim, o sistema somos todos nós, vís, violentos, fortes batendo nos fracos. O sistema é o Caim que matou Abel, porque ser amado por Deus é menos lucrativo que ser homenageado pelo Diabo. É menos!
Viver fora do sistema é complicado. É negarmos uma parte de nós. É auto-mutilação. É cortar o clítores. É negar um exame de próstata. É negar uma transfusão de sangue e de cultura. É muito difícil. Mas é possível se o fizermos de outra forma. Se transformarmos as nossas fraquezas em força. Em possibilidades novas e múltiplas. Olhem a formiga que matou o elefante, depois de passar o verão armazenando comida enquanto a cigarra dançava? Bem, de certeza que a única música que a formiga dançou foi:

Pimp the system!
Let´s pimp the system!
Pimp the system!
Let´s pimp the system!

Vamos chular o sistema. O sistema deverá trabalhar para nós como trabalha para os outros. Mas vamos fazê-lo trabalhar diferente. O ferro pode servir de pilar numa construção, mas pode servir de arma branca, também. Pode servir de arma dos brancos ou dos pretos. Dos caucaseanos e dos negros. Pode servir!
O Facebook pode servir de palco para assistirmos a espetáculos de nudismo ao preço barato de uma conexão TVCABO ou TDM. Banda larga ou finhinha. Bunda larga ou fininha. Ideia escrita, pensada, experimentada, partilhada ou pode o Facebook ser biquini sensual, quase sexual estampado nas páginas digitais. Pode tudo que quisermos. Liberdade! Eu acho que as ferramentas do sistema podem ser usadas como quisermos. Então, cabe a cada um de nós usá-las com responsabilidade. Matar o elefante subindo trompa a dentro. Matar por dentro. Tudo o que te mata, pode matar o outro, também. Pode matar o dono da arma, principalmente. Então, mesmo na língua do dolar, para que todos percebam:

Pimp the system!
Let´s pimp the system!
Pimp the system!
Let´s pimp the system!

Acabou inspiração! Ufff!!!!

2 comentários:

  1. nao acredito q a inspiracao tenha realmente esgotada nakele instante... acredito q kerias responder a uma msg da boneca-varra ou da louca-dos-loucos no facebook. lol.

    Algumas situacoes...dia a dia (The system been pimpin'us physically and psychologically).

    Boas linhas as suas embora se movendo em unica direccao!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que escreves bem! Aliás, nem devia duvidar disso depois das tuas letras...

    Volto para ler o texto até ao fim...

    ResponderEliminar

Comentem, aumentem e alimentem este espaço.