quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Povo vigilante!

Caros, andei ausente do blog. Muita confusão por estes dias. É hora de fazer um balanço mais consciente e menos emocional do que aconteceu. E quero começar por perguntar o óbvio. Por que o nosso governo não tomou estas famosas medidas antes de tanto sangue derramado? O que levou a estes senhores muito estudados e conhecedores da matéria a não agir com esta súbita prudência? O que aconteceu entre a sexta-feira da semana passada e a terça-feira desta semana, que fez o governo mudar 180 graus? Conselho de Ministros reunido 2 vezes em menos de 5 dias? Será pressão externa? Alguém sabe de algum encontro do governo com os doadores (escapou-me)? Estas e outras perguntas não se querem calar na minha cabeça. Porque é muito estranho que um governo tenha sido influenciado pelos mesmos "bandidos, malfeitores e marginais" que condenou e repudiou, segundo palavras do ministro do interior. Bem, talvez dirão que nunca fico satisfeito. Que não há nada que este governo possa fazer para agradar-me. Estão livres de dizê-lo. Mas que está tudo muito estranho, está. Só um cego não vê.
Outro facto para o qual gostaria de chamar a atenção, é o da ausência de exigências concretas por parte do povo, a não ser o de baixar o custo de vida. O povo chorava por pão, então deu-se o pão. Amanhã o povo esquece. Por isso que quaisquer que fossem as medidas que roçassem o abaixamento do custo de vida, seriam aplaudidas. Mas o que realmente queremos como povo? Veja-se o exemplo da África do Sul. O governo anunciou a subida do salário mínimo para um valor próximo ao solicitado na greve. A greve parou? Não. Porque os trabalhadores sabiam o que queriam e porquê o queriam. É isso que nos está a faltar. ORGANIZAÇÃO. Para não calarmos com chuchas, mas, sim, com a satisfação das nossas reais necessidades.
Agradecia que cada um dos moçambicanos fizesse uma análise minuciosa das medidas anunciadas. Porque a de parar com a dupla cobrança de taxa de lixo, não é uma medida digna de se anunciar, é sim algo irregular que tinha que ser corrigido, e ponto final. Penso que devemos analisar o resto das medidas também.
Fica uma grande chamada de atenção aos sindicatos e a sociedade no geral. Um Estado Corrupto pode custar vidas a longo prazo. Acredito que se não tivéssemos sindicatos moribundos (que ao que parece, "comem" com os chefes para evitarem greves), e estes sindicatos assumissem o seu papel social, esta manifestação teria sido mais ordeira e objectiva. Com exigências concretas. E poupar-se-iam vidas humanas.
Outra grande chamada de atenção vai para o governo. Parem de ser arrogantes. Favor medir as palavras. Não desatem a disparar predicados para o povo que, muitos deles, encheram os vossos camiões durante campanhas eleitorais para que pudessem encher a boca e dizer que venceram com maioria absoluta. Continuarão a chamar-nos agitadores ou apóstolos da desgraça, mas enquanto não houver comunicação entre o governo e o povo, principalmente em momentos cruciais, teremos manifestações populares, organizadas ou não, com "vandalismo" à mistura ou não. Já se foram os tempos em que a violência resolvia tudo (se é que resolvia). A acção da polícia durante estas últimas manifestações foi miserável, e o povo esteve a ver e a chorar a perda de seus entes queridos.
O POVO ESTÁ DEFINITIVAMENTE NO PODER! Mas precisa organizar-se para exercer o seu poder com cada vez maior eficácia. Vem aí a revisão da constituição. Estejamos atentos. Analisemos com frieza e não com a emoção de todas as distracções que nos lançam. O processo de organização é natural, mas pode também ser pensado e acelerado. Podemos dar forma a essa organização. Académicos, artistas, líderes de opinião, jornalistas...a organização de que tanto precisamos deverá ser alimentada por nós. Nós e nós, polícias de nós mesmos. Eu e eu, polícia de mim mesmo. Povo vigilante. O POVO ESTÁ NO PODER!

17 comentários:

  1. ENCORE ENCORE!!!! Devias postar isto em: www.armandoguebuza.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Saudades, mano Azagaia...

    Miguel, veja o comentário do Karim aqui: http://oficinadesociologia.blogspot.com/2010/09/nao-consigo-smsar.html Talvez seja isso que Azagaia quer dizer no comentário dele...

    Também de qualquer jeito, todo o mundo passar por aqui um dia ou outro, não será necessário repostar mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Thanks BackstageEl! mas tb já pensei nisso só que na mesma, não se perde nada por fazer isso....é mais o meu point!!!

    ResponderEliminar
  4. os nossos dirigentes comportam-se como o primeiro ponto de uma reticencia!!!

    ResponderEliminar
  5. Viva! Pois é, incrivelmente depois dos manifestantes (o povo no caso) ter sido "epitetado" e qualificados por certos círculos como malfeitores, bandidos, criminosos, dentre outros eis que agora já não é, então, malfeitor, bandido, criminoso...

    Enfim...
    Já agora podes acompanhar e comentar o blog www.oficinadopescador.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Boa analise Azagaia, como sempre. O povo esta no poder mas deve exerce-lo. E p tal de facto tem que se organizar.

    Mando um repto ao MDM, (que me parece estar contagiado pela politica de sobrevivencia dos partidos em Mocambique) para que sai da "caserna" em que se encontra isto e parlamento e CMB. Comuniquem mais, intervenham mais usem todos os meio p intervir, e penso que a internet embora limitada em termos de grupo alvo e poderosa. Ate o guebas tem um blogue .

    Mais uma vez AZAGAIA, que continues a inspirar este povo que bem precisa

    ResponderEliminar
  7. MANO AZAGAIA,
    Excelente Comentário.
    ESTOU ANSIOSO PARA VER QUE REVISÃO DA CONSTITUIÇÃO SERÁ FEITA. CLARO,TALVÉS SEJA PARA TIRAR A BARREIRA DE CONCORRER A PRESIDENCIA DA REPÚBLICA SÓ OS MAIORES DE 35 ANOS.
    PROVAVELMENTE QUERERÃO VER OS JOVENS A CONCORREREM AS ELEIÇÕES MESMO SEM MOLA, EM 2014.
    POR ISSO, ESPERO O DEBATE.
    VAMO LÁ VER, SE SERÁ ISSO, JÁ QUE A JOVENTUDE É A DITA SEIVA DA NAÇÃO.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. "As medidas de congelamento dos aumentos salariais indicadas tem em vista obter poupanças para posterior reorientação para o subsídios necessários"

    Baixaram os preços através de subsidios, subsidios que estão a ir buscar ao aumento do salário minimo. O que é que isso resolve afinal? Não se aumenta o salário minimo, tem que manter os preços baixos, mas lá fora os preços continuam a subir. Como o país não produz quase nada, como é que vai fazer o vendedor de pão quando já não receber o suficiente para comprar o produto? É exactamente o que tu dizes: temos que clarificar aquilo que o país precisa e organizarmos-nos!
    Quanto aos comentários do ministro do Interior: talvez ele referia-se às pessoas que saquearam o vizinho que ainda tinha menos do que elas, que partiram as suas lojas, roubaram das suas bancas. Que queimaram o transporte que vai fazer falta ao povo e não aos nossos dirigentes que andam de mercedes. Pessoas estas que algumas nem passam fome e nem são assim tão afectadas pela subida de preços mas apenas se aproveitaram da situação de crise. Não desculpa a arrogância das suas palavras em tempos tão dificeis para a maioria mas é algo para reflectir.
    E quanto à policia: qualquer pessoa hoje em dia pode ser policia, sem qualquer tipo de treino. No dia das manifestações, as balas de borracha e o gás so chegaram muito depois. Como é que eles (policias) se viram numa situação em que aqueles que deviam dar ordens só aparecem ao final do dia? Eles são povo tb (como tu muito bem disseste uma vez) e de certeza que lhes custou (pelo menos à maior parte) fazer o que fizeram. Mas para quem não sabe como, como é que podiam retomar o controle da situação. Mais uma vez, não é desculpa. Eles mataram pessoas, crianças... mas é um outro lado para reflectir.

    Thanks Azagaia!

    ResponderEliminar
  9. "Os politicos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão". - Eça de Queiroz

    ResponderEliminar
  10. AZAGAIA, igual a sí mesmo. NB/ Apesar eu ser do povo ainda não me sinto no poder, precisamos de muito mais

    ResponderEliminar
  11. Eu diria que o Povo ainda nao esta definitivamente no PODER.

    Para que o POVO esteja realmente no PODER, nos os Jovens, temos que agir no sentido de coloca-lo no poder.

    Como? unirmo-nos como GRUPO DE PRESSAO! Jamais como partido politico! Nos podemos representar o povo do rovuma ao maputo. Vamos aos bairros perifericos aonde a realidade social e completamente diferente a nossa, vamos conversar com o povo, entender suas preocupacoes e aflicoes, que constituem questoes basicas cuja responsabilidade e completamente do governo. Levamos essas preocupacoes claramente documentadas ao governo e estabelecemos prazos pra sua solucao...

    O que aconteceu na Africa do Sul, existe uma organizacao que representa os trabalhadores; em Moc, o povo nao esta representado e a desorganizacao resultou em actos destrutivos e emocionais; tanto o povo como o governo agiram de forma emocional porque estao desorganizados!

    Precisamos tomar medidas e decisoes para mudar o pensamento politico dos nossos governantes. Tem sido de arrogancia e prepotencia! Tem sido anarquico e corrupto!

    O Povo no Poder sim mas o POVO SOMO NOS e como tal, temos que participar. Nos temos acesso a informacao, procuramos incansavelmente o conhecimento; de que tememos? Conhecimento e Poder!

    ResponderEliminar
  12. António José Massarico11 de outubro de 2010 às 18:03

    Mano Azagaia, a situação de Moçambique não difere muito da nossa cá em Angola, somos aborto da mesma mãe, Cá também houve um aumento no preço dos combustiveis na ordem dos 30%, face ao aumento, determinados serviços públicos e privados, tal como os transportes, anunciavam a necessidade de aumentarem os preços para poderem cobrir o defice em função do aumento dos combustiveis, mas o nosso governo mediante uma comunicação via Televisão pública de Angola, proibiu qualquer tipo de aumento, e como acontece em quase toda África nós o povo é que estamos a pagar a factura. O que falta aos Governos Africanos é o principio da responsabilidade, as medidas são tomadas sem se quer ter em conta quem se esta a governar ( povo), esquecendo-de que o poder que exercem é derivado de uma legitimação popular, não se respeita o principio da democracia participativa, o povo não é tido nem achado nestas decisões. Penso que, tais medidas antes de serem tomadas deve-se fazer um estudo do impacto que esta pode vir a ter na vida dos cidadãos, ao que parece isso é ignorado. Situações como esta é fruto do cancro que se chama corrupção, dinheiros que deveriam ser canaizados para investimentos sociais, vão direitinho para os bolsos dos governantes, prejudicando quem realmente necessita de uma escola, um hospital, um serviço de transpote público mais eficiente, em fim esta é a África, que nos os africanos infelizmente a construir. É tempo de mudarmos as nossas mentalidades, coloquemos de lado o espectro do medo quanto a morte, é necessários sacrificios, estamos perante uma neocolonização infelizmente praticado pelos nossos patrícios.

    ResponderEliminar

Comentem, aumentem e alimentem este espaço.