sábado, 20 de fevereiro de 2010

Questão para debate

A subserviência, a passividade e a falta de questionamento no nosso país, é uma questão cultural ou uma questão de sobrevivência?

9 comentários:

  1. Man, eu axo k ambas as coisas, pk por um lado se trata de sobrevivencia, as pessoas praticam auto sensura vivem como simples "yes man" por outro faz parte das caracteristicas dos mocambicanos essa passividade. e tudo isso concorre para que todo o processo siga sem muitos obstaculos.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Hummm...interessante o facto de se assumir a passividade como uma característica nossa, isto porque o mesmo povo pacífico travou uma guerra violenta contra o regime colonial, o mesmo povo pacífico travou uma guerra civíl de 16 anos, bom...podemos incluir também o 5 de Fevereiro. Até que ponto somos realmente pacíficos? E será que não estamos a confundir sobrevivência com ambição ou vida facilitada?

    ResponderEliminar
  4. Aza, ate aceito os exemplos que mencionou e concordo quando fala que nós confundimos sobrevivencia com ambição(que prefiro chamar ganância que é a ambição por dinheiro). no entanto tu apresentas exemplos de guerras colonial e civil que se tiveram as suas particularidades que nao importa muito referir. o caso de 5 fevereiro, foi uma manifestação do povo porém uma em mais de 10 anos de arbitrariedades cometida pelo governo de Moçambique justamente como resultado da passividade do povo Moçambicano.

    Ps. sou um grande fã seu, e admiro a tua actitude. queria te parabenizar pelo blog e está muito bem estruturado. Sao poukas as oportunidades que os fãs tem oportunidade de interagir com os ídolos. Ja agora, nao sabia k tinhas escrito as publicidades k apresentas no site, sucessos na tua carreira musical e profissional.
    paz

    ResponderEliminar
  5. nao acredito que seja passividade fisica, mas sim mental,acho que nos contentamos com a informaçao que nos dao, muita dela filtrada para apaziguar escandalos ou outra coisa qulquer, se contade de maneira diferente a revolta crescia, no tempo de guerra eram espancados fisicamente sem direitos a escolher, mas mentalemtne nao quebraram e a revolta nasceu, agora pensamos que temos a nossas escolhas e a revolta nao se sente tanto, no fundo escravos mentais... para nao fugir ao assunto acho que eh um problema cultural e de sobrevivencia, mas tambem acho que nao eh e um problema so moçambicano mas sim africano, lembro-me de uma frase de mck do som politicas de dominio " o complexo de inferioridade eh a mais belas das cicatriz" acho que passa um bocado por ai, nao ha aquela ideia tipo " se eles conseguem vamos conseguir tambem" nao ha tentativa de inovar dai tanta subservivencia , quanto a passividade acho que tem haver com a educaçao somos educados a ouvir so, um grande exemplo e a musica ciclo da censura...

    ps a minha opiniao eh um bocado ha parte, porque nao sou mocambicano nem africano e estou um bocado de fora e nao vivo as cenas na pele, mas tomei a liberdade de dar a minha opinao, espero nao ter dito nada muito igonorante, porque so quem vive e que sabe realemte os problemas que existem

    ResponderEliminar
  6. alo pessoal. gostei da pergunta "faisca" lançada. quanto a mim a nossa "pacividade" foi historicamente construída no periodo logo após a nossa independencia. nos ensinaram que era importante sermos seguidores, sermos desciplinados (lembram-se das guias de marcha, campos de reeducação?). justificavam-nos com o facto de estarmos a entrar numa fase nova com muitos inimigos (o apartheid, portugal e ian smith). estava tudo justificado. seguiamos com medo a tudo que nos diziam, não havia espaço para contrapor pois podiamos ser interpretados como reaccionarios ou coisa pior, traidores (hoje sabems a sorte que tiveram os que assim foram vistos, ex: Urias Simango)

    Hoje o contexto é outro mas a conduta é a mesma. os receios são os mesmos. já não existe campo de reeducação mas na mente do moçambicano(de forma inconsciente) ainda lá estão todas aquelas formas de coerção.

    tenho dito


    abraços


    Crok

    ResponderEliminar
  7. Hummm... interessante a versão da manipulação, a mão invisível que nos controla e nos faz dobrar os joelhos e nos faz aceitar a hóstia de olhos fechados. Mas todos aceitaram a hipótese da cultura, mas não explicaram. Já pensaram que na nossa tradição o chefe é deus? Razão pela qual no sul chamam-no de Hosi, que significa deus? Portanto, pobres mortais não devem ir contra o seu deus, não?

    ResponderEliminar
  8. O que faz a cultura de um povo eh os costumes a tradiçao o conhecimento adquirido enquanto evoluem como naçao ao longo dos anos. A religiao obviamente faz parte da cultura e tem o seu peso, mas nao acredito que seja o mais relevante de tanta subserviencia, a religiao tem os seus mandamentos "leis" se nao o seguirmos teoricamente estamos a ir contra deus, e dai o povo vai-se de desenvolvendo habituado a obdecer e podemos concluir que alguma subserviencia e passavidade vem dai, mas acho que a principal razao eh a escravidao e politicos ditadores ao longo do tempo, dai o pessoal achar que tambem e uma questao cultural, a condescendencia da religiao ajuda mas a religiao ouve em todo o mundo e algumas bem mias radicais na minha opiniao, tambem ha escrevidao e politicos ditadores em todo o mundo mas nao tao cicatrizada como no continente africano

    ps: sou a mesma pessoa que comntou no dia 22, mais uma vez nao vivi nada disto na pele. azagaia compreendo a tua imparcialidade sobre este debate, ate acho correcto mas gostaria de mais tarde que desses a tua opiniao

    PT

    ResponderEliminar
  9. Eu acho que é nao é um problema cultural (mas sim, de sobrevivencia talvez).
    Nao é cultural pq acredito que o povo soube se levantar qndo achou que ja era demais. Mas sinceramente, uma revolta cada 10 anos, com tudo o que vemos a acontecer tdos os dias. . é fraquinho (mas esta la! nao podemos tirar o merito!). Acho que é um problema de educaçao na verdade. Tenho cada vez mais a impressao que o sistema educativo publico Moçambicano jah nao ensina a pensar, a criticar, contrastar ideias. os profesores que falam "demais" sao logo calados, e as crianças passam de classe pra cumprir com estatisticas e nao porque aprenderam alguma coisa. Estamos a criar uma naçao de analfabetos simplesmente pq nao lhes interessa que o povo pense! perceba! tome consciencia das injustiças!

    . . infelizmente acredito que soh alguns poucos privilegiados deste pais "a elite" que nao sucumbiuh a tentaçao dos privilegios que ofrece ter o Cartao do Partido é que atreve.se a dizer alguma coisa, mesmo sabendo as concequencias dramaticas q isso pode ter.

    As pessoas teem medo! dictadura silenciosa e discreta a nossa, mas que existe. . existe!lets face it.

    ResponderEliminar

Comentem, aumentem e alimentem este espaço.